Unidade_2_atividade_2.3_agelmaalvesdasilvaf
“O que é hipertexto”?
Ted Nelson, diz que atualmente a palavra hipertexto tem sido em geral aceita para textos ramificados e responsivos, mas muito menos usada é a palavra correspondente "hipermídia", que significa ramificações complexas e gráficos, filmes e sons responsivos - assim como texto. Em lugar dela usa-se o estranho termo "multimídia interativa", quatro sílabas mais longa, e que não expressa a idéia de hipertexto estendido. A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores.
Provavelmente, a primeira descrição formal da idéia apareceu em 1945, quando Vannevar Bush publicou na The Atlantic Monthly, "As We May Think", um ensaio no qual descrevia o dispositivo "Memex". Neste artigo, a principal crítica de Bush era aos sistemas de armazenamento de informações da época, que funcionavam através de ordenações lineares, hierárquicas, fazendo com que o indivíduo que quisesse recuperar uma informações tivesse que percorrer catálogos ordenados alfabetica ou numericamente ou então através de classes e sub-classes. De acordo com Bush, o pensamento humano não funciona de maneira linear, mas sim através de associações e era assim que ele propunha o funcionamento do Memex.
Portanto “Hipertexto”, refere-se a textos que podem ser lidos em muitas ordens diferentes, que se pode ler assuntos junto aos links muito importante e interessante, pois é através de novos conhecimentos que iremos reconstruindo os nossos e de outros, principalmente em se tratando de educação, no entanto aprender e ensinar faz parte de meu dia-a-dia e com essas leituras pude perceber o quanto é necessário adquirir conhecimentos perante a informatização, pois eu nunca tinha visto tanta informação em um texto, no entanto percebi que o quanto é bom e transformador essas leituras junto ao processo tecnológico, fiquei maravilhada quando vi todos esses links e a Wikipédia (a enciclopédia livre) é ótimo.
terça-feira, 12 de maio de 2009
Assinar:
Comentários (Atom)
